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FAQ - Live2Play

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Username Password
 
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Lista Jogos Procurar Jogador  


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Regras de Funcionamento dos Multiplayers
Começar a Jogar
O primeiro pressuposto importante é que para jogar nos multiplayers é necessário estar logado no site. Depois é necessário ir até à página do jogo pretendido, onde surge uma lista de utilizadores disponíveis para jogar, os jogos que estão a decorrer ou acabaram há menos tempo e o número de utilizadores online nesse jogo.

Protocolo de Jogo
Quando se chega à página do jogo é sempre possível criar disponibilidade para jogar. Convém referir que ao contrário dos desafios, neste caso a disponibilidade só fica activa enquanto se está na página do jogo, pelo que não é aconselhado criar a disponibilidade e depois ir para outros jogos, porque há um período de tempo enquanto a disponibilidade se mantém activa após sair da página, e nesse período alguém pode aceitar e o jogo começar sem se perceber (embora depois seja cancelado sem perda de pontos se não for iniciado por ambos os jogadores). Assim sendo convém sempre cancelar a disponibilidade antes de sair da página.
Nesta versão do protocolo não é possível rejeitar adversários de forma explicita. A partir do momento em que se cria disponibilidade sem restrição para um utilizador específico, qualquer outro utilizador pode aceitar.
Quando alguém aceita a disponibilidade para jogar, o site irá automaticamente perceber isso e irá refrescar a página passando a mostrar o jogo. Para ajudar a compreender que o jogo foi aceite colocamos uma notificação sonora no início do jogo (que futuramente poderá ser configurada se está activa ou não). Paralelamente, caso seja o próprio utilizador a aceitar um jogo do adversário, a página também será automaticamente refrescada e surge de imediato o jogo.
Fica ainda a nota de que não é preciso andar a refrescar a página manualmente para ver se há novas disponibilidades, pois o site faz isso automaticamente nos tempos que consideramos aceitáveis e sem comprometer a performance do portal.
Outra nota importante é que todas as disponibilidades aparecem na lista, incluindo a nossa e a de utilizadores que restrinjam o jogo a alguém. Nestes 2 casos não é obviamente possível aceitar esse jogo. Caso seja dirigido exclusivamente a nós, é possível rejeitar.

Início do Jogo
Após 2 utilizadores terem aceite jogar, e já com a página refrescada e a mostrar o jogo, é necessário que ambos se conectem ao novo servidor e inicializem o jogo. Caso nenhum dos utilizadores o faça durante 3 minutos, o jogo é automaticamente cancelado e podem voltar a criar novas disponibilidades. Caso apenas um dos utilizadores inicialize, 90 segundos após o fazer irá perguntar se o adversário não entrou, e caso se confirme irá cancelar o jogo (sem derrota para o adversário). Convém realçar que a partir do momento em que se activa o jogo não convém sair da página, pois não é possível voltar a activar, e porque se depois o adversário também activa, irá ser atribuida derrota por desistência. Por fim, e no cenário mais comum, ambos aceitam e o jogo irá começar.

Final do Jogo
Num cenário em que tudo corra normalmente, o jogo irá terminar quando as regras desse jogo assim o determinarem, e um dos utilizadores irá ser considerado vencedor, e receber pontos do adversário. Em certos jogos é também possível que o jogo termine empatado. Caso algum dos jogadores por algum motivo saia do jogo ou perca conectividade, o servidor irá monitorizar isso e após 1 minuto irá ser-lhe atribuida derrota. Caso ambos saiam ou percam conectividade ao mesmo tempo, o servidor irá reconhecer isso após 3 minutos e irá considerar o jogo nulo.

Sistema de Pontuação
O sistema de pontuação será em tudo semelhante ao dos desafios, ou seja, em primeiro lugar existe o conceito de nível, que varia entre 1 e 10, sendo o 1º dos 0 aos 49 pontos, o 2º dos 50 aos 99, e assim sucessivamente até ao 10º que é a partir dos 450 para cima. Depois quando termina um jogo o vencedor recebe 10 - (nível vencedor - nível vencido), e o vencido perde 10 - (máximo do nível dos 2 - mínimo do nível dos 2). Para mais detalhes, consulta este link. O ranking dos multiplayers é reiniciado no inicio de cada mês.

Regras dos Jogos Multiplayers
Escolha o jogo para o qual pretende ler as instruções detalhadas de como funciona:
Objectivo do Jogo
O objectivo do jogo Darts Challenge é conseguir ser o primeiro a fazer exactamente os 501 pontos que surgem no marcador eletrónico.

Como jogar
Os jogadores jogam alternadamente, tendo em cada jogada a possibilidade de lançar três dardos. Para cada um dos dardos é necessário clicar no botão de lançamento, tendo em conta o movimento das setas de colocação (horizontal e vertical), que são transpostos para o alvo. Ou seja, ao parar a seta no centro da sua área de movimento, o dardo irá ficar também no centro do alvo.

Sistema de Pontuação
O alvo está dividido em 20 fatias. Cada fatia tem um valor associado, indicado na parte externa (varia de 1 a 20). A mosca (círculo vermelho no centro do alvo) vale 50 pontos. O anel verde em volta da mosca vale metade, 25 pontos. O anel que passa por fora das fatias duplica os pontos e o mais interno triplica. A cada jogada, são subtraídos os pontos obtidos nos três dardos. Para acabar o jogo é necessário ficar com 0 pontos, no entanto, a última jogada tem de ser efectuada com um valor duplo (nas pontas do alvo, ou a zona vermelha ao centro). Se o jogador ultrapassar o limite, fizer 0 pontos sem jogada dupla ou ficar com 1 ponto apenas (que não permite depois fazer valor duplo para terminar) perde todos os pontos dessa jogada e passa a vez para o adversário.

Jogadas Automáticas
Para evitar que os jogadores demorem demasiado tempo a efectuar uma jogada, existe um temporizador de 30 segundos que completa a jogada do utilizador, ou seja, após os 30 segundos os restantes dardos serão lançados automaticamente para os cantos exteriores do alvo. Se o utilizador, por 3 vezes consecutivas, não efectuar a jogada (não atirando nenhum dos 3 dardos), ser-lhe-á atribuí­da derrota no jogo.

Fim do Jogo
O jogador que conseguir fazer os 501 pontos em primeiro lugar (sendo que a última jogada tem de ter um valor duplo), vence o jogo (não são possíveis empates neste jogo). Para evitar jogos infinitos, foi colocado um limite de 15 rondas, após as quais vence o que tiver mais próximo dos 0 pontos. No caso de ambos terem a mesma pontuação, perde o que iniciou o jogo. No decorrer do jogo, em caso de abandono de algum dos jogadores, o seu adversário ganha automaticamente o desafio.
 
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Publicidade

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Jogo Live2Play

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Sudoku MultiplayerSudoku Multiplayer
Consegues vencer um adversário a decifrar um puzzle Sudoku?

   

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