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Regras de Funcionamento dos Multiplayers
Começar a Jogar
O primeiro pressuposto importante é que para jogar nos multiplayers é necessário estar logado no site. Depois é necessário ir até à página do jogo pretendido, onde surge uma lista de utilizadores disponíveis para jogar, os jogos que estão a decorrer ou acabaram há menos tempo e o número de utilizadores online nesse jogo.

Protocolo de Jogo
Quando se chega à página do jogo é sempre possível criar disponibilidade para jogar. Convém referir que ao contrário dos desafios, neste caso a disponibilidade só fica activa enquanto se está na página do jogo, pelo que não é aconselhado criar a disponibilidade e depois ir para outros jogos, porque há um período de tempo enquanto a disponibilidade se mantém activa após sair da página, e nesse período alguém pode aceitar e o jogo começar sem se perceber (embora depois seja cancelado sem perda de pontos se não for iniciado por ambos os jogadores). Assim sendo convém sempre cancelar a disponibilidade antes de sair da página.
Nesta versão do protocolo não é possível rejeitar adversários de forma explicita. A partir do momento em que se cria disponibilidade sem restrição para um utilizador específico, qualquer outro utilizador pode aceitar.
Quando alguém aceita a disponibilidade para jogar, o site irá automaticamente perceber isso e irá refrescar a página passando a mostrar o jogo. Para ajudar a compreender que o jogo foi aceite colocamos uma notificação sonora no início do jogo (que futuramente poderá ser configurada se está activa ou não). Paralelamente, caso seja o próprio utilizador a aceitar um jogo do adversário, a página também será automaticamente refrescada e surge de imediato o jogo.
Fica ainda a nota de que não é preciso andar a refrescar a página manualmente para ver se há novas disponibilidades, pois o site faz isso automaticamente nos tempos que consideramos aceitáveis e sem comprometer a performance do portal.
Outra nota importante é que todas as disponibilidades aparecem na lista, incluindo a nossa e a de utilizadores que restrinjam o jogo a alguém. Nestes 2 casos não é obviamente possível aceitar esse jogo. Caso seja dirigido exclusivamente a nós, é possível rejeitar.

Início do Jogo
Após 2 utilizadores terem aceite jogar, e já com a página refrescada e a mostrar o jogo, é necessário que ambos se conectem ao novo servidor e inicializem o jogo. Caso nenhum dos utilizadores o faça durante 3 minutos, o jogo é automaticamente cancelado e podem voltar a criar novas disponibilidades. Caso apenas um dos utilizadores inicialize, 90 segundos após o fazer irá perguntar se o adversário não entrou, e caso se confirme irá cancelar o jogo (sem derrota para o adversário). Convém realçar que a partir do momento em que se activa o jogo não convém sair da página, pois não é possível voltar a activar, e porque se depois o adversário também activa, irá ser atribuida derrota por desistência. Por fim, e no cenário mais comum, ambos aceitam e o jogo irá começar.

Final do Jogo
Num cenário em que tudo corra normalmente, o jogo irá terminar quando as regras desse jogo assim o determinarem, e um dos utilizadores irá ser considerado vencedor, e receber pontos do adversário. Em certos jogos é também possível que o jogo termine empatado. Caso algum dos jogadores por algum motivo saia do jogo ou perca conectividade, o servidor irá monitorizar isso e após 1 minuto irá ser-lhe atribuida derrota. Caso ambos saiam ou percam conectividade ao mesmo tempo, o servidor irá reconhecer isso após 3 minutos e irá considerar o jogo nulo.

Sistema de Pontuação
O sistema de pontuação será em tudo semelhante ao dos desafios, ou seja, em primeiro lugar existe o conceito de nível, que varia entre 1 e 10, sendo o 1º dos 0 aos 49 pontos, o 2º dos 50 aos 99, e assim sucessivamente até ao 10º que é a partir dos 450 para cima. Depois quando termina um jogo o vencedor recebe 10 - (nível vencedor - nível vencido), e o vencido perde 10 - (máximo do nível dos 2 - mínimo do nível dos 2). Para mais detalhes, consulta este link. O ranking dos multiplayers é reiniciado no inicio de cada mês.

Regras dos Jogos Multiplayers
Escolha o jogo para o qual pretende ler as instruções detalhadas de como funciona:
Objectivo do Jogo
O objectivo do jogo passa por conseguir obter mais pontos do que o adversário durante a resolução de um puzzle de Sudoku, que é resolvido de uma forma cooperativa. Ou seja, ambos os jogadores jogam sobre o mesmo tabuleiro e ao acertar no valor de uma peça, essa é mostrada no lado do adversário.

Estrutura do Jogo
A estrutura do jogo é idêntica a qualquer jogo de Sudoku normal, com um tabuleiro de 9 por 9, com vários quadrados internos de 3 por 3, sendo que nenhum número de 1 a 9 pode ser repetido na mesma linha, coluna ou quadrado interno.

Como jogar
Este jogo acaba por ser uma mistura de concentração e velocidade, onde a pressão para encontrar uma peça no sitio correcto mais depressa do que o adversário é bastante grande. De referir que neste jogo não é permitido escolher valores ao calhas para as posições, o que levará ao desconto de pontos. Ao acertar num valor para um determinado sítio, esse valor é transmitido para o adversário e são obtidos pontos.

Jogadas Automáticas
De realçar ainda o temporizador para cada jogada, de 30 segundos, após os quais uma posição é automaticamente mostrada, de forma a evitar jogos de duração infinita. Este temporizador é reiniciado sempre que algum dos jogadores encontra a posição de uma peça.

Sistema de Pontuação
O sistema de pontuação pretende penalizar bastante quem joga ao calhas, pelo que cada erro desconta 50% dos pontos actuais em jogo. Ou seja, tendo em conta que o jogo é bastante mais complicado numa fase inicial, cada peça descoberta enquanto faltam mais de 40, dá 250 pontos. Entre 30 e 40 peças 150 pontos, entre 15 e 30 valem 100 pontos e finalmente, as últimas 15 apenas dão 50 pontos. Em caso de erro, basta dividir por 2 os valores anteriores, no intervalo de peças ainda presentes por descobrir (se 35 peças - 150 pontos, um erro descontaria 75 pontos). Não são permitidas pontuações negativas, pelo que ao errar com 0 pontos, não tem implicações na pontuação.

Fim do Jogo
Quando já não sobrarem peças para descobrir (tabuleiro completo), o jogador que tiver mais pontos vence o jogo. No decorrer do jogo, em caso de abandono de algum dos jogadores, o seu adversário ganha automaticamente o desafio.
 

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Neste jogo vais testar ao máximo a tua capacidade de concentração e memória...

   
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